“Canções para ninar adultos”, de Fred Di Giacomo – editor dos sites da Superinteressante e Mundo Estranho – sai dia 25 com prefácio de Xico Sá

Capa do livro “Canções para ninar adultos”

Fred Di Giacomo é jornalista e coordena os sites jovens da editora Abril (Superinteressante, Mundo Estranho Guia do Estudante  Recreio). O penapolense – que escrevia contos e poesias em blogs e fanzines desde os 13 anos – agora lança seu primeiro livro pela Editora Patuá. O prefácio ficou a cargo do escritor e jornalista Xico Sá.

“Canções para ninar adultos”, chega às mãos do público em edição caprichada, no formato de compacto de vinil e dividido – como um disco – em lado A e lado B. Os 11 textos do lado A – espécie de contos de fadas pros tempos modernos – puxam para o realismo fantástico, com influências de Borges, Kafka e Murilo Rubião. Os 11 do lado B  – feios, sujos e malvados – viram o jogo para os terrenos explorados por Nélson Rodrigues, Bukowski e Rubem Fonseca, carregados de sexo, álcool e hipocondria.

Jornalistas, hipsters, rebeldes de iPhone e até o escritor Paulo Coelho convivem nos textos ágeis com náufragos, adolescentes de asa e cenários bíblicos. As ilustrações de miolo remetem a discos clássicos (Secos & Molhados, o primeiro dos Ramones), mas trazem escritores famosos no lugar dos músicos originais. No final do livro, o autor oferece um cardápio de músicas (da MPB indie de Otto e Criolo até o compositor clássico Dvorak, passando pelo jazz de Count Basie e o rebolado de Christina Aguilera) pro leitor degustar enquanto chafurda nos continhos caóticos.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s